Uau! Acho que nunca usei tanto e em tão pouco tempo essa palavra na minha vida.
No último fim de semana pegamos um "carro emprestado em troca de euros" (termo bastante utilizado por aqui) e fomos dar uma volta completa na ilha. Demos 3.
E a cada curva, a cada estrada, a cada vista, a cada planta... minha boca, mente ou coração - não sei muito bem quem estava no comando - deixava escapar um Uau ou WOW U-AU wooOOOWWWwww uAAAAAAuuuuu Affff que eu num 'guento.
A ilha (do Faial) é mesmo deslumbrante.
Como ainda é verão, focamos em aproveitar as praias, as piscinas naturais e alguns pontos de contemplação ao ar livre. O resto, vamos deixar para quando ficar menos quente :-)
Enfim, pegamos o carro na freguesia de Almoxarife e seguimos em direção ao Norte. Vou deixar um mapa para vocês acompanharem:
![](https://static.wixstatic.com/media/17d503_60a7bbb922eb4a9fa85dee2a5610bcb9~mv2.png/v1/fill/w_980,h_639,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/17d503_60a7bbb922eb4a9fa85dee2a5610bcb9~mv2.png)
Enfim, foi demais!
Coisas interessantes que descobrimos depois desse tour:
1. Luxuriante, exuburante, deslumbrante são as palavras que me vieram na cabeça inúmeras vezes sobre a beleza natural da ilha.
2. Contrastes e diferenças: a ideia que eu tinha é que ilha seria toda muito igual, que cada canto fosse um pouco mais do mesmo. Errado! Tudo muda e muito. A vegetação, a cor do mar, a paisagem, a altitude e até a arquitetura. Amamos o lado norte: Cedros, Praia do Norte e Capelinhos.
3. É lindo!!!!!! Tudo é muito lindo!
4. Há vários trilhos/ trilhas a serem feitos e estão todos, pelos vistos, bem assinalados.
5. Praia, naquela concepção área branca, barraquinhas na praia e mar na frente, não faz falta quando se tem tanta piscina natural.
6. É completamente impressionante a organização das coisas. Tudo é muito limpo, organizado, cuidado, bonito, assinalado e estruturado. E ainda assim, não agressivo à vista e à natureza.
7. A cada 500 metros (chute) há um parque de merendas limpo, com mesas, barbecue, jardim, alguns têm playground e/ou acesso ao mar e muito têm casas de banho.
8. UAU!
9. Dá para atravessa a ilha pelo meio!!! E passar na Caldeira que é super alta (1043 metros, metade do Pico).
10. Os restaurantes do lado norte da Ilha são MaRAVILHOSOS! Almoçamos no O ESCONDERIJO, um restaurante Vegano, Gluten Free e orgânico numa paisagem linda escondida no meio do mato, no RUMAR, um restaurante de comida caseira muito bem feita e no ALDINA, com uma comida caseira com pratos mais criativos e deliciosos. Falarei mais sobre eles em breve!
11. Ainda não senti a sensação de "estar presa" numa ilha mas sim a sensação de "UAU, eu tenho essa ilha toda para explorar".
É isso. Tô amando muito isso tudo!
Até já!