top of page

Uma visita à vizinha da frente

Ontem resolvemos ir visitar a Ilha do Pico sem qualquer motivo especial e sem nada programado. Tínhamos a ideia de passear pela Madalena do Pico, vila onde chega o barco que faz várias idas e vindas por dia entre a Horta e a Ilha do Pico (€3,50 cada trecho), de dar uma mergulho em uma das piscinas naturais que fica ali perto e pouco mais.


Mudamos logo os planos... Já explico o motivo.

Antes, vou falar da viagem!


Para quem está acostumado a fazer a travessia São Sebastião / Ilhabela no Litoral Norte de São Paulo ou a Travessia entre Setúbal e Tróia em Portugal, a surpresa começa logo no embarque. Como o transporte prioritário é de passageiros a pé*, a recepção é completamente diferente das travessias que priorizam o transporte de carros. Chegamos num terminal lindo e organizado, parece um pequeno aeroporto, com lojinha, café, ar condicionado e vários funcionários simpáticos cheios de bons dia, bem vindos e boas viagens para distribuir.


Embarcamos no horário marcado e partimos numa viagem bem tranquila - nessa época o mar está calmo - e com uma vista linda da Horta que se transforma em Faial que fica para trás, do mar azul desenhado pelo Monte da Guia e Monte Queimado, e da ilha do Pico que se aproxima destacando os incríveis os ilhéus da Madalena, que dão pelo nome de Ilhéu Deitado e Ilhéu em Pé. (Estas formações geológicas que constituem restos de um milenar cone vulcânico originado em erupções submarinas, encontram-se bastante erodidas pela acção das intempéries, tanto da abrasão marinha como pela acção do vento. Este local é muito frequentado pelas aves marinhas que os usam como local de descanso e de nidificação.)


E chegamos. Na Vila da Madalena!


*para transportar veículos é preciso reservar e apenas algumas barcos da travessia faz esse tipo de viagem

Uma das primeiras coisas que eu descobri quando cheguei no Pico foi:

a ilha do Faial é linda!!!!!

É que existe um teoria, muito errada, que diz que a Ilha do Faial só tem interesse porque tem vista para o Pico. Recomendo: venham conhecer o Faial e depois conversamos. E, em termos de vistas, o pessoal da Madalena do Pico e arredores também estão muito bem servidos:

Ilha do Faial vista da Ilha do Pico

A segunda coisa foi: a Vila da Madalena não tem muita graça. Parece que nada está no lugar e a arquitetura não tem identidade. Desistimos logo, e sem pensar muito nisso, de ficar rodando pela cidade. Só tínhamos que decidir: direita ou esquerda? Porque pra frente, para O Pico, ainda não está na hora de nos aventurarmos.

Escolhemos a esquerda e não (só) por motivos políticos, ha ha ha. Na verdade, sem muitos motivos.

Enfim, estávamos a pé, não íamos muito longe, mas alguma coisa daria para ver.

Então, descobrimos que na saída da Madalena, no lado que leva até São Roque do Pico, encontra-se logo uma região bem simpática com uma vista linda - para o Faial - que chama Baía da Barca. Muitas pedras negras, muita água muito azul, muita vinha típica, muita Casa Típica, de Pedra Basáltica Negra, e o Pico de guardião. Uma delícia. Caminhamos por lá e além e fomos dar a uma piscina natural linda e agradável ao pé de um bar que é considerado um dos mais bonitos do mundo: o Cella Bar.

E não é à toa que ele é considerado um dos bares mais bonitos do mundo:

O almoço foi no simpático Caffe 5 que tem fama pelos hamburguers, bifes e cocktails, mas que me conquistou pelo Falafel no prato, e jantamos no simples Café Simpatia que realmente faz jus ao nome com um plus: os tremoços e o prego de atum estavam mesmo bons.

Foi ótimo! Voltaremos em breve, só que na próxima... de bike!

É que descobrimos que o Pico tem várias estradas bem planas e assim aumentamos nossa área de descoberta na ilha!

Até já!

Veja mais fotos e vídeos em www.instagram.com/acoriandodiaadia

You Might Also Like:
Person Rolling Suitcase in Airport
Mountain Lake
Cachoeira
Subaquático
Cycling
Litoral ao pôr do sol
Gotas de água
Crater
Banana Leaves
Pernas de outono
Avião
Nublado Nevoeiro
Map
Folha de queda
Rê Schermann

Apaixonada pela vida e tudo de bom (e menos bom) que vem junto com ela. Se pudesse, viveria um dia em cada lugar para conhecer mais gente, mais culturas, mais paisagens e, principalmente, para viver mais experiências

 

Read More

 

O projeto

Mudar de ares, desapegar, sair da zona de conforto, experimentar, ter tempo para escrever e apresentar pro mundo os Açores, esse lugar paradisíaco. Parece um bom plano, não? 

 

Read More

 

Acompanhe a Experiência

Por email

Subscreva abaixo

Nas redes

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

Fotos Incríveis do Dia a Dia nos Açores

Notícias e Dicas dos Açores

Vídeos com experiências açorianas

Ou entre em contato

Criado por Rê Schermann com Wix.com

bottom of page