top of page

Baleia à Vista!

Então, foi ontem, o dia em que fomos observar as gigantes do mar, as baleias!

Era um projeto, uma vontade, um querer gigante observar esses enormes mamíferos que passam pelos Açores todos os anos. Aliás, foi a atividade de observar Cetáceos que colocou os Açores nos guias turísticos do mundo. E tem uma galera que vem preparada mesmo para isso, com grande máquinas fotográficas, lentes com o comprimento do meu braço e vários dias reservados para passar no mar.


E é emocionante.


Mas, vamos deixar claro que não estamos indo ver nenhuma atração de circo. As baleias não aparecem quando você quer, no ângulo para a melhor foto, nem fazem piruetas ou saltos acrobáticos. E, como é de se esperar num lugar em que o respeito à natureza é regra primordial, ninguém joga peixinhos para elas aparecerem, ninguém tenta as domesticar ou forçam de qualquer maneira os animais a fazer algo espetacular. Vamos observá-las.


Nessa época do ano, quem passa pelos Açores são as Cachalotes. Praticamente todo mundo deve saber de qual baleia estamos falando porque ela é considerada A baleia. Ou seja, se eu te pedir para desenhar uma baleia assim, do nada, você provavelmente desenhará a cachalote, talvez um pouco mais arredondada do que ela realmente é.


Um dos principais motivos é porque a cachalote é a baleia do Moby Dick. E também é a baleia que engole o Gepeto no filme de animação da Disney, Pinóquio (apesar de que no desenho ela apareça numa versão meio misturada com a Baleia Azul).


Impressionante, né? Olha só o tamanho dela comparado a de uma pessoa:

E a gente chegou pertinho dela!!!!

Então, antes de sair para o mar, uma Bióloga Marinha, a Lisa, nos fez um briefing sobre os Cetáceos que passam ou vivem nos Açores. E descobri um monte de coisa que eu não sabia:

  • Esse bichos enormes da esquerda são as baleias sem dentes. Sonho em ver uma baleia azul, a maiorzona de todas, mas elas, assim como todos os sem dentes, só passam por aqui entre fevereiro e março.

  • A cachalote é considerada a maior baleia com dentes, mas cientificamente isso não está muito correto porque as baleias não têm dentes e seriam só essas da esquerda. Mas... não tenho interesse científico nesse momento por isso continuarei chamando-a de baleia. Ha ha ha.

  • Outra diferença da Cachalote para suas amigas desdentadas, é que as Baleias sem dentes sopram aquele esguicho de água reto e para cima. Nas Cachalotes, o esguicho sai meio para o lado. Vivendo e aprendendo...

  • Agora... repara bem quem está à direta no quadro, um pouco abaixo do rabo da cachalote... Tchanannnnn! A orca!!!! E em que categoria?? Dos golfinhos!!!!!!!!!!!! Foi um choque. Tive que rever, reescrever e reestruturar todo o meu imaginário infantil marcado por Orca, a Baleia Assassina. Depois de Plutão não ser mais um planeta, segura essa... Enfim, o golfinho Orca passa por aqui mas é super difícil de ser visto. A última vez em que um foi visto, foi em 2016. Mas, quem sabe um dia eu tenho sorte e peço desculpas para esse animal lindo por o ter chamado de baleia e por ter achado legal ver suas apresentações em alguns parques de diversão do mundo. Free Willy!

Mais curiosidades sobre o universo cetáceo in locum. :-)

Voltemos ao passeio.

Depois do briefing e de superar a questão da Orca, vestimos o colete e seguimos para o barco, um semi rígido bem rápido.

A ideia que eu tinha é que os biólogos tinham mais ou menos noção de onde as baleias podiam estar e, como elas são enormes, era só sair meio que procurando com um binóculo potente porque elas estavam por ali. Só que não é nada disso.

Um vigia, ou observador de baleia (uma das profissões que adoraria experimentar, fica sentadinho no alto de um posto de vigia com um binóculo procurando alguma baleia. E não é fácil de ver... eles localizam mais facilmente pelo sopro e assim que vêem um deve começar um trabalho doido de cronometrar o tempo porque se for um macho e ele estiver sozinho, depois que ele submerge leva mais ou menos 1 hora para voltar à tona. Nem adianta um barco ir para ali antes do tempo. Se for um grupo de fêmeas, elas ficam menos tempo submersas. Se for uma jovem baleia, só ela sabe do tempo dela, como descobrimos no caminho. Então, pelo rádio, ela avisa mais ou menos para onde temos de ir. E aí é super fácil de achar, certo?

Errado. Olha só como ela aparece na água, quando já estávamos perto dela e com zoom.

Ou seja, não recomendo o passeio para os mais impacientes. Ficamos um tempo à deriva, observando, procurando, esperando, procurando e então avistamos o que parece um pedaço de tronco no mar. Toda a beleza e emoção está em saber que aquela pele cinza boiando no mar pode virar seu barco sem esforço e comer você sem nem mastigar. É demais!

Os barcos posicionam-se atrás dela, para não atrapalhar seu caminho e desligam o motor. E ficamos ouvindo o barulho da água, da brisa, da nossa respiração entrecortada e, infelizmente mas faz parte, dos trilhões de clicks da máquina fotográfica. Então... vem o arco. A baleia curva o dorso e nossa respiração fica suspensa para o mergulho em que a Cachalote mostra a sua magnífica cauda.

Mais curiosidades sobre a Cachalote:

O cachalote é detentor de alguns recordes do mundo natural

  1. Maior mamífero com dentes que se conhece, atualmente.[23]

  2. Maior cérebro entre todas as espécies vivas da Terra, com um peso médio de 7 kg sendo conhecidos espécimes com cérebro pesando 9 kg.[24]

  3. Maior carnívoro da Terra.[25]

  4. Mergulho mais profundo entre todos os mamíferos, a cerca de 2 200 metros, podendo suster a respiração por aproximadamente duas horas.

  5. Animal mais ruidoso do mundo. Os sons produzidos pelo cachalote têm uma intensidade que excede os 230 dB.[26]

E se as baleias têm um comportamento tímido e imponente, reservado e ameaçador, o que exige do observador uma certa técnica, luta e perseverança, existe um outro simpático animalzinho que encontramos pelos caminho que é o oposto disso:

Os golfinhos costumam vir em direção aos barcos e pulam, nadam e fazem acrobacias. É uma festa quando eles aparecem. E, normalmente, eles aparecem muito. E, um dos tipos mais conhecidos, a espécie do Flipper, habita os Açores.

Fizemos esse passeio com a Norberto Diver. O Norberto é super conhecido por ser um autêntico Lobo do Mar do local. As baleias estavam a 29 milhas de distância (beeeem longe) e levamos uns 45 de minutos de barco para chegar lá. A viagem foi incrível porque deu para ver com clareza a ilha do Faial e ao longe o Pico (tivemos sorte porque o tempo estava super aberto). Vimos 4 Cachalotes, sendo que uma estava com filhote, e nos cruzamos com uns 5 grupos de golfinhos. Incrível.

Olha só o filme que fizemos:

É isso! Até já!

Acompanhe fotos e vídeos do dia a dia aqui na Ilha no insta AçoriandoDiaaDia

You Might Also Like:
Person Rolling Suitcase in Airport
Mountain Lake
Cachoeira
Subaquático
Cycling
Litoral ao pôr do sol
Gotas de água
Crater
Banana Leaves
Pernas de outono
Avião
Nublado Nevoeiro
Map
Folha de queda
Rê Schermann

Apaixonada pela vida e tudo de bom (e menos bom) que vem junto com ela. Se pudesse, viveria um dia em cada lugar para conhecer mais gente, mais culturas, mais paisagens e, principalmente, para viver mais experiências

 

Read More

 

O projeto

Mudar de ares, desapegar, sair da zona de conforto, experimentar, ter tempo para escrever e apresentar pro mundo os Açores, esse lugar paradisíaco. Parece um bom plano, não? 

 

Read More

 

Acompanhe a Experiência

Por email

Subscreva abaixo

Nas redes

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

Fotos Incríveis do Dia a Dia nos Açores

Notícias e Dicas dos Açores

Vídeos com experiências açorianas

Ou entre em contato

Criado por Rê Schermann com Wix.com

bottom of page